 |
CÂNCER ANAL
O que é?
O Câncer Anal é um tipo raro, representa apenas de 1% a 2% de todos os casos de câncer colorretal. Ele ocorre no canal e nas bordas extremas do ânus.
O que causa?
- Infecções causadas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) e pelo HIV (vírus causador da AIDS);
- Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como condilomatose, gonorreia, herpes genital e clamídia;
- Fístula Anal Crônica (ligação anormal entre a superfície do canal anal e o tecido em volta do ânus);
- Pacientes imunodeprimidos que se submeteram a transplantes de rim ou coração;
- Prática de sexo anal sem uso de camisinha;
- Condições precárias de higiene;
- Tabagismo
Quais são os sintomas?
O sintoma mais comum é o sangramento anal, que pode ser percebido durante a evacuação. Este sintoma, está ligado as dores na região do ânus. Outros sinais de alerta são: coceira, ardor, secreções, feridas, alterações nos hábitos intestinais e incontinência fecal.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através dos exames de toque, anuscopia e proctoscopia. A partir do resultado desses exames é realizada uma biópsia com uma amostra do tecido.
Além destes, o oncologista pode solicitar que o paciente faça uma ressonância magnética para detectar a extensão do tumor e orientar na escolha do melhor tratamento.
Como é feito o tratamento?
A definição do tratamento é feita pelo oncologista responsável pelo seu tratamento, e vai depender do estado de evolução do câncer.
Em todo caso, o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, a forma mais utilizada é a combinação da quimioterapia com a radioterapia.
Diagnóstico precoce cura!
A detecção precoce do câncer possibilita maior chance de tratamento, e representa cura em até 60% dos casos.
Essa detecção é feita através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, que serão solicitados pelo seu médico caso você tenha pré disposição genética, ou sinais e sintomas sugestivos da doença. |