Conheça a história do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto Contra o Câncer - Fundação SOBECCan
Doar, nós acreditamos na vida!
Conheça um pouco mais sobre os tipos de câncer aqui no website do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto

Tipo de Câncer

Conheça o sebo do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto
Bazar da Pechincha Hospital de Câncer de Ribeirão Preto

O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto

 O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto -  Fundação SOBECCan é um hospital totalmente voltado para o diagnóstico e tratamento de pessoas com câncer. Existe há 18 anos e com a ajuda da comunidade está instalado em sua sede própria desde julho de 2006, na qual atende seus pacientes oncológicos. No momento atual não possui convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde) e praticamente toda verba utilizada para tratamento dos pacientes, manutenção e ampliação das instalações advêm do apoio da comunidade, subvenções governamentais e realização de eventos beneficentes.

 O Hospital atende pacientes da DRS XIII que compreende as seguintes cidades: Sertãozinho, Pitangueiras, Pontal, Monte Alto, Jaboticabal, Barrinha, Guariba, Dumont, Pradópolis, Ribeirão Preto, Jardinópolis, Serrana, Serra Azul, Cravinhos, Guatapará, Luiz Antônio, São Simão, Santa Rosa de Viterbo, Santa Rita do Passa Quatro, Batatais, Brodowski, Altinópolis, Santo Antônio da Alegria, Cajuru, Santa Cruz da Esperança e Cássia dos Coqueiros.

 A Instituição é reconhecida como Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal  e todo seu trabalho é respaldado pelo voluntariado (através de seus núcleos de Ribeirão Preto, Jaboticabal e Guariba) totalmente identificado com a causa da instituição, por um quadro de funcionários envolvidos com a fundação e por um corpo de médicos e pessoal paramédico voltados aos pacientes que aqui são atendidos.

 Realiza atendimento humanizado em oncologia visando a prevenção e assistência do câncer, atendendo ao conceito de assistência profissional multidisciplinar, tratando o “ser”, cuidando não só dos aspectos físicos do paciente mas também os aspectos psicológicos e sociais. Leva até à família orientação especializada – médica, psicológica, de enfermagem e de fisioterapia – e luta para promover o melhor à comunidade na luta contra o câncer.

Histórico do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto

Tudo começou em 1994 quando um pequeno grupo de médicos oncologistas se reuniu com o objetivo de desenvolver uma instituição que prestasse tratamento, promovesse a prevenção e a pesquisa na área do câncer. Foi então que em 17 de fevereiro de 1994 surgiu a SOBECCan - Sociedade Benemérita de Combate ao Câncer no Nordeste Paulista, entidade filantrópica e sem fins lucrativos. A SOBECCan iniciou com o apoio do Serviço de Oncologia da Santa Casa, instalado em precárias dependências no Abrigo Ana Diederichsen com sede à Rua Pernambuco, 268 - Campos Elíseos - Ribeirão Preto. Ainda em 1994 foi iniciado o serviço de voluntariado da SOBECCan (Grupo Arco-Íris - GVAI) que tinha entre seus membros: Maria José Faleiros Lima, Selma Ceda Carvalho, Heleninha Itapema Alves, entre outros.

O grupo voluntariado da SOBECCan se expande chegando a 50 voluntários com o objetivo de dar suporte aos pacientes e arrecadar fundos para as necessidades que o Hospital tinha naquela época. No dia 29 de novembro de 1995 é realizado o primeiro Jantar Beneficente da SOBECCan.

No dia 06 de fevereiro a SOBECCan abre um bazar para dar apoio às ações de tratamento realizadas pelo Hospital. Em 12 de junho é inaugurada a Sala da Quimioterapia Infantil da SOBECCan onde cerca de 120 crianças faziam tratamento. A sala foi especialmente criada e decorada para os pequenos, minimizando o estresse causado pela quimioterapia. No dia 19 de dezembro houve a inauguração de 3 consultórios da sala de quimioterapia que estavam em reforma.

Em fevereiro de 1997, obteve o reconhecimento com o título: UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL. Em 8 de março o ator Lima Duarte grava um comercial para a campanha "Eu sou amigo do Hospital do Câncer" (HOS), na ocasião outras personalidades como: Walderez de Barros e Fábio Guirardelli da região também colaboraram com a campanha. No segundo semestre de 1997 é publicado o primeiro informativo do Hospital Oncológico SOBECCan - GRATHOS.

Com o crescimento de suas atividades a SOBECCan passou por um processo de reestruturação e foi transformada em Fundação SOBECCan, em 29 de junho de 1998, tendo como membros natos: Dr. Aurélio Julião de Castro Monteiro, Dr. Vicente Coutinho, Dr. Fernando Marin Torres, Joaquim Teodoro Alves, Gilberto Sidnei Maggioni, Antonio Carlos Maçonetto. O Estatuto foi elaborado em 25 de setembro de 1998. Em agosto deste ano o Hospital do Câncer de Ribeirão Preto participa de um processo de controle de qualidade com a implantação dos 5 sensos: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. O Hospital registrava quase 800 atendimentos por mês atuando em todas as áreas oncológicas. Na ocasião a verba do SUS representava 25% dos recursos do Hospital, o restante era arrecadado através do apoio da comunidade e das ações desenvolvidas pelo GVAI.

Em abril a dupla Gian e Giovani realiza um show no Estádio do Comercial em Ribeirão Preto em prol do Hospital do Câncer. Em 10 de junho é elaborado o Regimento Interno de Grupo Arco Íris. Foi lançado em julho a campanha "Eu Acredito na Vida" que contou com o apoio gentil dos artistas: Chico Buarque, Rodrigo Santoro e Luana Piovani. Em agosto é inaugurada a cozinha e refeitório Gian e Giovani com 60m² e uma sala para atendimento odontológico. No mês de novembro o Hospital do Câncer de Ribeirão Preto é pioneiro em constituir uma Comissão de Bioética para melhor atendimento aos pacientes. A Comissão foi composta por representantes das áreas: acadêmica, religiosa, pacientes, pais de crianças portadoras do câncer, voluntariado, médico da comunidade, funcionários, entre outros.

Até este ano o Serviço Único de Saúde (SUS) destinava uma verba para a instituição que cobria 70% das despesas, mas o repasse ficou menor. A insuficiência do repasse do SUS impede que a Fundação SOBECCan possa internar pacientes em suas instalações, utilizando a Santa Casa como hospital de retaguarda. Na esfera federal a Fundação SOBECCan obtém o registro junto ao CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social. Em 30 de agosto a Fundação SOBECCan recebeu o reconhecimento com o título UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL. No dia 25 de outubro a Fundação SOBECCan lança o Projeto Vida Feliz que consiste em conscientizar crianças na faixa dos 10 anos sobre a necessidade de manter hábitos saudáveis como: prática de exercícios físicos, desenvolver uma boa alimentação composta por frutas, verduras e da necessidade de proteger-se do sol com o objetivo de prevenir doenças como o câncer. O Vida Feliz contou com a colaboração da Votorantim, Usina Santa Elisa e Fundação Educar. Neste ano o Hospital do Câncer de Ribeirão Preto chega à marca de 900 atendimento por mês. Ainda no ano de 2000 a Fundação SOBECCan recebeu a indicação no Prêmio Filantropia 400, o credenciando entre as maiores e melhores entidades beneficentes do Brasil.

Em fevereiro a Santa Casa rompe com a contrato com a Fundação SOBECCan, a partir do dia 13 daquele mês, a Santa Casa informou que não seriam encaminhados pacientes ao Hospital e nem haveria o pagamento de recursos de tratamento que estavam sendo realizados no local. Neste período 94% dos recursos da instituição eram obtidas através do SUS e doações, o restante era obtido por convênios médicos. O Hospital fez um abaixo assinado com 22 mil assinaturas, solicitando à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto a manutenção do atendimento pelo SUS e que o mesmo continuasse funcionando. Em março é firmado um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde para prestação de serviços na área de saúde ambulatorial para a realização de exames citopatológicos atendo aos municípios de abrangência da DIR-XVIII. No mês de outubro a Fundação SOBECCan recebeu o III Prêmio Incentivo à Ação Solidária do Corassol.

Em 5 de novembro é publicado no diário Oficial da União o título de UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL para a Fundação SOBECCan. Em outubro inicia a primeira campanha de venda de cartões de Natal com cartões que contou com o apoio do artista Valério Diass. Com a ruptura do contrato com a Santa Casa a Fundação SOBECCan desocupa o espaço que tinha e transfere a sua sede para o endereço à Rua Altino Arantes, 925, Bairro Jardim Sumaré, em 9 de dezembro o atendimento aos pacientes é iniciado na nova sede.

Em 24 de julho foi assinado entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Fundação SOBECCan a doação de comodato de uma área para a construção da sede do Hospital do Câncer de Ribeirão Preto, totalizando uma área de 8.000m³ no bairro Residencial Flórida. O repasse foi assinado pelo então prefeito Gilberto Maggioni.

Em 10 de fevereiro a Fundação SOBECCan realiza o lançamento da pedra fundamental do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto no terreno doado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. O projeto inicial é composto por 6 blocos. Em 19 de março a Fundação SOBECCan recebe o Instituto Avon para a entrega do cheque que será destinado ao Projeto Mamamóvel desenvolvido pelo Dr. Ângelo Gustavo Z. Mattheus. O Mamamóvel é uma unidade móvel de saúde montada para diagnosticar e orientar mulheres sobre o câncer de mama. O projeto foi apresentado ao Instituto Avon que aprovou a iniciativa e financiou o primeiro ano da ação do ônibus.

Em 16 de março a Fundação SOBECCan lança a campanha para a construção da nova sede do Hospital do Câncer de Ribeirão Preto. A Fundação apresentou o projeto arquitetônico assinado por Alexandre Stella a toda imprensa da região. Na ocasião foi lançada uma campanha voltada para a comunidade e também para o empresariado de Ribeirão e região.

No dia 27 de julho foi inaugurada a primeira fase da Ala A do Hospital do Câncer de Ribeirão Preto com 400 m². O evento contou com a presença de voluntários, funcionários, parceiros, colaboradores e imprensa local. No dia 5 de setembro a Fundação SOBECCan recebeu um mamógrafo do Instituto Avon para completar os trabalhos desenvolvidos pelo Mamamóvel e auxiliar no diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Como no ano de 2004, a Fundação enviou um projeto ao Instituto que aprovou e repassou a verba para a compra do equipamento. O serviço de citopatologia esfoliativa começa a ser executado no Hospital.

Cerca de 350 atendimentos em média são realizados por mês pelo Hospital do Câncer de Ribeirão Preto sem o apoio do SUS e mesmo assim 95% dos atendimentos são realizados de forma gratuita para a comunidade de Ribeirão Preto e região. Destes 45% das despesas são cobertas por repasses fixos, os 55% das despesas são pagos com o apoio dos voluntários e sócios-doadores. Neste ano O RX e Ultrassom chegam ao Hospital.

Em 31 de outubro de 1998, mais 200m² foram entregues à população completando a área que compôs o Ala A do Hospital, ocupada pelo setor administrativo.

No dia 6 de novembro após várias campanhas, apoio da comunidade, colaboração da Prefeitura de Ribeirão Preto e região mais 600 m² de construção ficaram prontos, totalizando em 10 salas de atendimento médico, 1 consultório odontológico, 1 recepção geral, 1 refeitório, 2 salas de arquivos médicos, 2 vestiários, 1 sala para triagem dos pacientes, 1 sala para fisionterapia, 1 laboratório e sala para o ultrassom. Neste ano o Hospital do Câncer de Ribeirão Preto realizou 500 procedimentos/ mês a comunidade de Ribeirão Preto e região.

Neste ano, a Fundação SOBECCan em parceria com a agência NW3 fez a revitalização da identidade visual da instituição, incluindo a modernização do logotipo, a divulgação e o reforço do nome Hospital de Câncer de Ribeirão Preto.

Em 26 de abril de 2010 a Prefeita Darcy Vera promulgou a lei complementar nº 2.398 autorizando o direito de uso real de uma área de 3.121,20 m2 para ampliação do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto. Neste mesmo ano, o Hospital inaugura mais 600 m2 e recebe autorização do cartunista Maurício de Souza para utilizar uma de suas ilustrações da Turma da Mônica na campanha Cartões de Natal.

Neste ano, o Projeto Mama Móvel atendeu 1.062 mulheres. Este projeto é uma unidade móvel que visita os bairros da cidade e região e atende as mulheres para o alto exame, se preciso, a paciente é encaminha ao hospital, onde faz mamografia, se diagnosticado com câncer, o tratamento é iniciado.

Neste ano, finalizamos a construção da ala administrativa do Hospital, totalizando 1.296,04 m2 de área construída, referente a primeira ala do Hospital. Tivemos também uma parceria com os Postos Ipiranga, em toda a cidade de Ribeirão Preto, com uma campanha que rendeu R$ 203.580, valor destinado às obras do Centro Cirúrgico.

Em 2014 iniciamos as obras do Centro Cirúrgico, além da parceria com a empresa DowAgroscience, com a doação de equipamentos para o funcionamento do mesmo. Tivemos ainda doações que nos ajudou na manutenção mensal do Hospital. Neste ano também foi lançado o novo site do Hospital, com uma roupagem mais moderna.

Conheça um pouco mais sobre os tipos de câncer aqui no website do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto

Tipo de Câncer

Conheça o sebo do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto
Bazar da Pechincha Hospital de Câncer de Ribeirão Preto